quarta-feira, 3 de abril de 2019

Bomba com caramelo salgados sem glúten /Éclair/Pâte a choux

Bomba de caramelo salgados sem glúten  /Éclair/Pâte a choux


Bomba de caramelo salgados sem glúten


Ingredientes:


250 ml de água
110 g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar cristal
1 pitada de sal
100 g de farinha de arroz
30 g de polvilho doce
10 g de fécula de batata
3 a 4 ovos
1 forma retangular untada e enfarinhada ou com papel manteiga untada para não colar.

Caramelo salgado


Ingredientes:


360 g de açúcar Demerara
200 g de creme de leite morno
1 pitada de flor de sal ou sal marinho

Creme de confeiteiro


Ingredientes:


2 colheres de sopa de essência de baunilha
3/4 xícara de amido de milho (80g)
260 g de açúcar (divida em duas partes iguais de 130 g)
12 gemas
1 l de leite

Modo de preparo Pâte a choux:

 Misture a farinha de arroz, o polvilho doce e a fécula de batata e reserve. Em uma panela coloque a água, a manteiga, o sal, o açúcar e leve ao fogo médio, ao começar a ferver, desligue o fogo acrescente a mistura de farinhas, mexa sem parar, ligue o fogo novamente e cozinhe a massa até virar uma massa brilhante, aproximadamente um minuto e meio. Depois, na batedeira bata a massa por aproximadamente dois minutos para esfria-la, após esfriar acrescente os ovos um a um, assim que o primeiro se misturar completamente na massa, coloque o próximo. A massa ficara pronta quando estiver completamente homogênea.
 Coloque a massa em um saco de confeitar com bico de sua preferencia, faça linhas de aproximadamente 10 cm com a massa, tome cuidado para deixar um espaço entre uma linha e outra, pois essa massa cresce bastante, leve ao forno pré-aquecido a 180° de 30 a 40 minutos ou até que esteja levemente dourada. Retire do forno e faça dois furos em baixo para rechear e para sair o excesso de umidade, vire com os furos para cima e leve para o forno por mais 5 minutos a 100° c para secar por dentro. deixe esfriar para rechear.

Modo de preparo do caramelo salgado:

Coloque o açúcar em uma panela alta e leve ao fogo baixo até derreter e ficar com uma cor âmbar, o certo é não mexer, pois pode açucarar o seu caramelo, após derreter por completo adicione o creme de leite morno, não pode estar frio, e mexa sem parar, adicione a pitada de sal, mexa, e reserve.
Obs: você pode adicionar 200 ml de água junto com o açúcar para derreter, como uso o açúcar Demerara não uso água.

Modo de preparo do creme de confeiteiro (pâtissière):

 Coloque o leite em uma panela, acrescente a essência de baunilha ou extrato de baunilha, adicione 130 g de açúcar, mexa, e leve para ferver. Em um recipiente à parte acrescente os outros 130 g de açúcar junto com as gemas e mexa, depois incorpore o amido de milho, assim que o leite ferver misture duas conchas por vez ao creme de gemas, mexendo sempre com um fouet, logo depois misture as gemas na panela com o leite e mexa sem parar para não empelotar. após levantar bolhas, conte um minuto mexendo sem parar, desligue o fogo, divida o creme em duas partes, coloque em um recipiente e cubra com plástico filme. Em uma das partes adicione 150 ml do creme de caramelo, misture bem com um fouet ou na batedeira, cubra com um plástico filme e leve para gelar.

Montagem:

 Recheie os pâte a choux com o creme de confeiteiro reservado (ao tirar da geladeira é bom bater um poco na batedeira para ficar lisinho), depois decore com o creme de confeiteiro com caramelo, um pouco de caramelo salgado e pode acrescentar amendoim picado como está na foto, ou  decore conforme sua preferência, e está pronto!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário